Instituto Pensar - Espírito Santo é destaque em ranking de transparência na gestão da Covid-19

Espírito Santo é destaque em ranking de transparência na gestão da Covid-19

por: Tainã Gomes de Matos


Foto: CNN Brasil

O Estado do Espírito Santo, governado pelo socialista Renato Casagrande (PSB-ES) alcançou nesta semana a posição de destaque no ranking da Open Knowledge Brasil (OKBR) que analise a transparência na gestão da pandemia da Covid-19. O Estado subiu 7 pontos e alcançou 100 pontos no Índice de Transparência Covid-19 (ITC-19), ficando na melhor posição isolada entre os estados brasileiros.

O Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19) é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus que têm sido publicados em portais oficiais pela União, pelos estados brasileiros e pelas suas capitais.

Por meio de seu perfil oficial no Twitter, o governador, Renato Casagrande celebrou a marca alcançada.

Open Knowledge Brasil

A OKBR, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização que atua no país desde 2013, desenvolvendo e incentivando o uso de tecnologias de dados abertos. A organização realiza análises de políticas públicas e para promover o conhecimento livre e tornar a relação entre governo e sociedade transparente e participativa.

Leia também: Na CPI, Catori silencia sobre lucro com vacinas anticovid

Metodologia para medir transparência da Covid-19

A análise realizada pela OKBR é composta de três dimensões: conteúdo, granularidade e formato. Cada dimensão é constituída por um conjunto de aspectos avaliados separadamente, aos quais são atribuídos diferentes pesos para a elaboração da nota de zero a 100.

No item conteúdo, a avaliação leva em conta a diversidade de informações disponibilizadas, como o perfil detalhado dos pacientes (gênero, idade, doenças pré-existentes). Já em granularidade é analisado o detalhamento geográfico das informações, os microdados da situação por municípios e bairros. A categoria formato leva em conta a facilidade de visualização do conteúdo, a apresentação de séries históricas e a disponibilização do formato dados abertos.

Com informações da FolhaOnline.es.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: